35 anos - Um Só ideal





Explicação breve da Insígnia Comemorativa dos 35 anos do Agrupamento
35 – número de anos | 3 a verde – relembra a Natureza da freguesia | 5 a azul – relembra o mar azul que banha a Oeste a nossa freguesia. Rebordo a verde – cor da Esperança para o Sucesso das Actividades preparadas pelo Agrupamento e naquelas em que o Agrupamento participa.
Flor de lis – símbolo do CNE
Listas às cores –
Amarela , Lobitos com o símbolo da secção
Verde, exploradores com os símbolos da secção
Azul, pioneiros com os símbolos da secção
Vermelha, caminheiros com os símbolos da secção
Um só ideal – com as letras pintadas com as cores das 4 secções que formam o agrupamento e têm a mesma Divisa/Lema com rebordo a preto, uniformizando o Lema e tornando-o um só, para que o agrupamento viva em união o Jogo Escutista
1976-2011 – Ano da fundação e ano das comemorações dos 35 anos – a preto, em homenagem aos nossos irmãos escutas que partiram para o Acampamento Eterno
Ag-82 – S. Bartolomeu do Mar – o número e nome do nosso Agrupamento - a cor preta, lembrando a consistência vivida, após as dificuldades e sacrifícios ao longo dos (quase) 35 anos.
Fundo Branco – Significa Paz para um mundo melhor e Liberdade para novos projectos
Lista Preta em todo o rebordo – de cor preta porque significa protecção






Mensagem do Chefe de Agrupamento

Actualmente com mais de 50 elementos o Agrupamento nº82 - S.Bartolomeu do Mar do CNE Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, deu os primeiros passos em Maio de 1976, pela mão do falecido Pe Manuel Neiva Soares, o qual convidou vários jovens a fazerem parte dos escuteiros.
     Pelo ano de 1977 deram-se os primeiros passos na formação da fanfarra, onde os primeiros instrumentos foram comprados pelos elementos fundadores e os restantes comprados com a receita de um peditório que foi realizado na freguesia para esse efeito.
     Com o nosso trabalho ao longo destes anos, os jovens que por cá passaram, muitos deles já homens e mulheres com famílias, sentem que o que hoje são, o devem, em grande parte ao escutismo deixado pelo nosso fundador, Baden-Powell e pelas suas práticas escutistas ligadas ao nosso Movimento.
     As actividades realizadas ao longo destes anos foram muitas, desde religiosas (Procissões, Via-Sacra, Reuniões de Piedade), a sociais (Visita aos Doentes, Cinema, Teatro, Coro, Festas), Culturais (Visitas de Estudo e Passeios), Lúdicas (Actividades, Acampamentos, Festas, Ceia de Natal, Baile de Carnaval, Desfile de Fanfarras), Ambientais (Campanhas de Sensibilização, Exposições, Plantação de Árvores, Limpeza de Praias). De referir também o fulgor das actuações da Fanfarra em diversas localidades do Norte do País.
     A actual sede do Agrupamento, Centro Cívico de Mar, foi inaugurada a 25 de Novembro de 2007, na Rua da Estrada Nova.
Nas comemorações do 35º Aniversário do Agrupamento, estão previstas algumas actividades para assinalar esta data importante. Neste momento, vivemos o triénio do 34º ao 36º Aniversário do agrupamento, com a equipa recentemente formada; o ano Escutista 2010/2011, é o ano das comemorações do 35º aniversário desde a fundação do Agrupamento.
Canhota amiga,
Delfim Cepa
Chefe de Agrupamento

Constituição do Agrupamento – Triénio Escutista 2009-2012 


Direcção:
     Chefe de Agrupamento: Delfim Cepa
     Secretário de Agrupamento: Fernando Maranhão
     Assistente de Agrupamento: Pe Jaime Cepa Machado
Secretário Administrativo: Manuela Capitão
Secretário Financeiro: António Cepa
Secretário Pedagógico: Joel Cepa
Chefe de Alcateia: Alberto Pena
Chefe da Expedição: Olívia Pena
Chefe da Comunidade: Vítor Lima
Chefe de Clã: João Cepa
Departamentos:
Fanfarra: José Carqueijó;
DMF: António Cepa;
Instalações: Olívia Pena / Manuela Capitão;
Bar: Victor Lima;
Comunicação e imagem: João Cepa
Relações públicas: António Cepa;
Animação: Alberto Pena / Sandra Rossas;
Material: Victor Saleiro / José Carqueijó / Delfim Cepa;
Staff/logística: Pito Preto;
Actividades Gerais: Equipa Pito Preto